sexta-feira, 26 de março de 2010

English Teachers


Ser professora de inglês em escola pública na Bahia é, antes de qualquer coisa, um grande desafio. Salas lotadas e pequenas, alunos sem nenhum conhecimento prévio da língua, falta de material didático e dezenas do outros problemas que por questões éticas não serão citados aqui.
Essa situação inevitavelmente reflete na prática de qualquer professor... Como não perder o estímulo em uma sala com 45 adolescentes espremidos onde humanamente só caberiam 38? E ainda mais sem papel (item básico na dialética de ensino-aprendizagem)... Fica quase impossível manter a empolgação dos tempos de estágio.
Sem dúvida, nessa mesma sala de 45 estudantes encontraremos muitos alunos com potencial para a aquisição de uma língua estrangeira, assim como, nas milhares de escolas públicas baianas encontraremos muitos professores de inglês fazendo o melhor possível para desenvolver bem o seu trabalho.
O desafio diário é provar para os alunos e para nós mesmos que podemos vencer todos os desafios que a falta de estrutura institucional pública nos oferece.   


Por Jordânia Azevedo, baiana e professora de inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário