domingo, 20 de março de 2011

O Discurso é do Rei, Mas O Melhor Ainda é Cisne Negro

O que te faz realmente seguir em frente na vida? O que realmente te impulsiona? O medo ou a coragem? Por vezes respondo que a coragem te impulsiona mais que qualquer outra coisa,mas as vezes tenho a nítida impressão que não há alavanca melhor que o medo.
*****************************************************
Bertie é um desses personagens que te cativa desde a primeira cena do filme quando desesperadamente tenta vencer a gagueira e falar em um estádio lotado de pessoas que olham ansiosamente esperando que o então príncipe vença a sua suposta gagueira. Impossível também não sentir simpatia por ele quando, com a boca cheia de bolinhas de gude, tenta desesperadamente obedecer as ordens do médico que garante ser essa uma tática infalível para curar gagueira desde o tempo da Grécia Antiga. 
Albert Frederick Arthur George (Bertie), pai da atual rainha da Inglaterra, era o segunda na linha de sucessão do rei George V. Por ser o caçula da família real, Bertie não precisaria se preocupar com o trono da Inglaterra. Eu disse precisaria, porque com a morte de seu pai, seu irmão Edward, decidi viver a vida de um jeito nada convencional para um rei e abdica do trono, deixando desse modo, o império Britânico na mão de Bertie. Deste momento em diante a história se desenvolve em torno da luta pela superação da gagueira do agora rei George VI.
Eu poderia dizer que o discurso do rei é uma história de superação e só. No entanto o filme cativa, por conta da história paralela. A amizade que Bertie desenvolve com  Lionel Logue (Geoffrey Rush), um fonoaudiólogo (que não possui um estudo formal sobre a fonoaudiologia) e que com seu método nada convencional ajuda Bertie a superar sua gagueira e seus medos. É interessante perceber a fragilidade que Bertie possuiu, e de como ele foi empurrado por acontecimentos externos, para o desenvolvimento dos medos que nutriu por tanto tempo. Medos esses, que o impulsionou a seguir em frente.  
Contudo não acho que O DIscurso do Rei mereceu o título de melhor filme do ano. Na minha opinião esse título ainda é de Cisne Negro.
Vou parar por aqui, ando sem tempo, gente... vida de professor já sabe, né? Muitos planos de aulas e projetos pedagógicos pra dar conta. 
Mas vejam o filme. a história é linda, o figurino é exuberante, o clima da eminência da segunda guerra é tão bem representado na trama que nos faz sentir como tudo aconteceu e a fotografia é perfeita.

Jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário