domingo, 9 de outubro de 2011

Bridesmaids - Missão Madrinha de Casamento

Sem dúvida alguma o universo feminino é capaz de render muitas histórias e isso não é nenhuma novidade. A industria cinematográfica reproduz esse universo de todas as maneiras possíveis, mas ficou devendo em vários aspectos nos últimos anos. Dentre esses dívidas estão as reproduções, através das comédias, das situações recorrentes quando o tema é casamento, pois de maneira geral essas reproduções giram em torno de romances. Entretanto, desde Se Beber, Não Case, onde as mulheres eram representadas de maneira secundária e sem nenhum relevância dentro da trama, esse novo jeito de contar sobre as desventura que permeiam os preparativos para o Grande Dia, devia ao universo feminino a oportunidade de uma representação cômica. E esse é o tom que o filme Missão Madrinha de Casamento busca imprimir através de seu roteiro.
Aliás, mulheres, até mais que os homens, conseguem transformar uma coisa relativamente simples em uma oportunidade de riso. E é assim que acontece na trama desse filme. Uma dessas histórias leves, que não buscam grandes momentos e fazem da simplicidade seu grande diferencial. 
Annie (Kristen Wiig) e Lilian (Maya Rudolph) são grandes amigas e encontram uma na outra o apoio para todos os momentos. Annie uma linda mulher que se deixa humilhar por todos os homens com quem se envolve, está em um momento complicado da vida. Seu negócio dos sonhos quebrou durante a última recessão Estadunidense e falida ela divide apartamento com dois imigrantes Ingleses que não respeitam sua privacidade e fazem de sua casa o ultimo lugar para onde ela pensa voltar. Lilian namora com Dougue e acha que está prestes a ser deixada quando na verdade é pedida em casamento. Qual é a reação instantânea nestas ocasiões? Exatamente. Lilian convida Annie imediatamente para ser a sua madrinha de casamento. Tudo bem até aqui, mas na festa de noivado eis que entra na história Helen (Rose Byrne) a mais nova amiga de Lilian. Helen é a mulher dondoca do chefe do futuro marido de Lilian. Linda e competitiva, Helen dá logo sinais que a vida de Annie não vai ser nada fácil nos preparativos do casamento. Helen sabota todas as tentativas de Annie de fazer tudo dentro dos conformes e consegue aos poucos separar as amigas que a princípio eram inseparáveis. O time de madrinhas ainda conta com uma recém casada infantilizada que acaba de chegar de sua lua de mel na Disney (atentem para a cena em que Annie é apresentada ao casal de bobinhos fãs da Disney), uma mãe de três garotos infernais que a fazem de gato e sapato e pela cunhada da noiva (Melissa McCarthy), a responsável por grandes momentos de comicidade no filme.
Nada que lembre uma comédia romântica bobinha, Missão Madrinha de Casamento é um filme repleto de momentos divertidos que emergem de situações trágicas - quer-coisa-mais-legal-que-isso? - e faz uso até de recursos escatológicos com cenas das madrinhas e da própria noiva após um almoço mal sucedido num restaurante Brasileiro. Tudo cuidadosamente costurado para nos fazer rir.
Uma das minhas maiores surpresas com o filme sem dúvida foi a descoberta (pois nunca antes tinha prestado atenção nela) de Kristen Wiig. Devo dizer que o filme é dela. Ela segura cada cena em que aparece e com suas caras e bocas transforma até as situações mais improváveis em algo divertido (observem as caras e bocas que ela faz quando é expulsa de sua própria casa por seus inquilinos ingleses). 
É isso. Missão Madrinha de Casamento foi uma agradável surpresa. Uma história que combina humor com romance (nada de muito açúcar), drama e tragédia, e que também ensina sobre a importância e sobre a diferença que os amigos -de-verdade- fazem em nossas vidas, ajudando a quem assiste a perceber que nada é tão definitivo na vida. Nada é bom para sempre e definitivamente (e ainda bem) Nada é ruim eternamente. A vida sempre apresenta novos caminhos, novos lugares, novas pessoas e conserva as escolhas certas, as pessoas certa, os amigos que valem a pena!
Filme nota 9,0

Jor

Annie: Vai ficar tudo bem.
Lilian: É? Como você sabe que vai ficar tudo bem? No jantar de ensaio ontem, eu falei para o Dougue que ia pegar algo e quando percebi estava vindo pra cá. Eu vim para casa. Eu percebi que é a ultima vez que vou estar aqui, neste apartamento. Com aquele sofá, esta cama, tomar banho na banheira. Sabe que eu amo minha banheira, né?
Annie: Ela é muito boa. Dormi nela no meu aniversário de 30 anos, lembra?
Lilian: Tudo vai mudar. Eu não vou mais morar perto de você, e isso me deixa tão triste.
Annie: Não fique assim. Não fique triste, porque as coisas vão mudar mas vão melhorar. Você vai viver um momento lindo, o Dougue te ama mais que tudo e eu também.
Lilian: Mas o que vai acontecer com você?
Annie: Eu vou ficar bem. Não se preocupe, eu vou ficar bem. Eu estou bem. Além do mais você tem que abrir caminho pra mim e me informar do que vem pela frente.
Lilian: Como quiser, chefe. (Bridesmaids)




Nenhum comentário:

Postar um comentário